


O ELLETRO II foi criado pela necessidade de encontrar melhores parâmetros para o planejamento de amostragem de solo. Ele possibilita o conhecimento de setores semelhantes pela área que podem auxiliar na definição de Zonas de Manejo.

A condutividade elétrica (CE) do solo & ElletroII
Entre outros fatores, os valores da CE do solo estão relacionados à umidade na profundidade de leitura do sensor. A umidade por sua vez está sendo condicionada principalmente pela textura e teores de matéria orgânica do solo.
Com isso pode-se inferir que as leituras do ELLETRO II conseguirá identificar as "manchas" de textura e variações dos teores de argila, silte e areia nas áreas de estudo.
Diversos levantamentos já realizados com o Elletro demonstra sua viabilidade técnica conforme o exemplo de regressão linear com alta correlação do gráfico gerado a partir das amostras do mapa.


A vantagem do Elletro sobre os sensores de contato
O Elletro II nao precisa ter contato entre o sensor e o solo. O seu campo magnético tem capacidade de realizar leituras de até 150 cm. Para operá-lo é preciso somente arrastar pelo solo mesmo havendo uma camada de palhada, cultura remanescente, mato médio, etc.
A janela de trabalho também pode ser aumentada por não necessitar ser operado nas estações chuvosas já que não depende da umidade superficial do solo como os antigos sensores de contato.